domingo, 2 de novembro de 2008

O que são Radicais Livres ?

A teoria que rege os radicais livres surgiu em 1954, com o Dr. Denham Harmon, que foi o precursor da teoria do envelhecimento como conseqüência da ação dos radicais livres no organismo. Embora possam ser eliminados pelo organismo saudável, muitos são subprodutos do metabolismo celular humano normal, enquanto outros são decorrentes de dietas inadequadas como, da exposição à substâncias tóxicas, etc. Seus efeitos sobre a saúde abrangeria também todas as doenças que nos afligem.
Recorrendo à bioquímica, observamos que as moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações químicas formadas por um par de elétrons. Quando as ligações químicas se desfazem, cada fragmento molecular passa a conter um único elétron em sua órbita externa, agora não pareado e ávido por estabelecer nova ligação. Estes fragmentos carregados, instáveis e reativos constituem os radicais livres. Portanto, o termo radical livre é freqüentemente usado para designar qualquer átomo ou molécula com existência independente, contendo um ou mais elétrons não pareados, nos orbitais externos. Isto determina uma atração para um campo magnético, o que pode torná-lo altamente reativo, capaz de reagir com qualquer composto situado próximo à sua órbita externa, passando a ter uma função oxidante ou redutora de elétrons. Os radicais livres atuam como catalisadores, ou pontes, para desencadear reações químicas ou modificações em outras moléculas.
Cada radical livre é capaz de procurar um parceiro rompendo sua ligação química, para se grupar. Nessa busca desenfreada por novos parceiros os radicais livres destroem enzimas, atacam células, motivando nelas sérios danos estruturais ocasionando, como conseqüência, seu mau funcionamento e até a morte celular.




Postado por Gabriel Vieira

3 comentários:

  1. Prezados Estudantes 88° turma de Medicina da UnB.

    Gostaria de parabenizá-los pelas informações do assunto sobre Radicais Livres.
    Alimentos Funcionais é uma de minhas áreas de pesquisa e criei uma Comunidade no site www.peabirus.com.br com o tema: A importância dos Alimentos Funcionais e seus Benefícios para a Saúde. O texto colocados por vocês está escrito de forma clara e de fácil compreensão, vou fazer citação do mesmo no tópico sobre Radicais Livres e suas ligações com Doenças, na comunidade.
    Sou defensor da Medicina Nutricional, cujo a importância dos Alimentos Funcionais cresce a cada dia e o seu uso irá reduzir a necessidade, em muitos casos, de medicamentos.
    Vocês que graduarão em Medicina devem pensar na Medicina Complementar e pode contar comigo.
    Sou Engenheiro de Alimentos, com Especialização, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimento. Entre em contato pelo e-mail: gersonhomem@ufgd.edu.br.
    Obrigado e Sucesso.
    Prof. Gerson Ribeiro Homem

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante sobre minhas duvidas de radicais livres.

    ResponderExcluir