domingo, 2 de novembro de 2008

Estresse oxidativo

Estresse oxidativo é como se denomina a situação de excesso de radicais livres em comparação com o sistema protetor intrínseco de cada célula. Esse sistema protetor foi desenvolvido com o intuito de resguardar toda a estrutura celular dos possíveis efeitos maléficos dos compostos reativos provenientes principalmente do oxigênio, compostos esses que, por apresentar um elétron desemparelhado, acabam reagindo indiscriminadamente para adquirir estabilidade.

Um bom indicador de estresse oxidativo é a relação GSH/GSSH. A GHS , um dos componentes do sistema protetor da célula, se transforma em GSSH quando inativa um radical livre. Na situação de excesso de GSSH, o ambiente está consideravelmente mais oxidante, o que acarretará, por exemplo, danos a moléculas protéicas e lipídicas.





  • Estresse oxidativo pós-isquemia:
Uma relação interessante de estresse oxidativo é a que pode vir a acontecer em eventos pós-cirúrgicos. Durante procedimentos, por vezes há parada de suprimento de sangue arterial a diversas estruturas, relacionadas á cirugia ou não. Quando a causa da interrupção de fluxo cessa, o tecido se vê subtamente inundado por sangue oxigenado, que além de promover o oxigênio necessário para o ciclo de Krebs trará como consequência uma grande quantidade de radicais livres produzidos. O estresse se dá quando a maquinaria inativadora de radicais livres não é capaz de controlar os efeitos dessa referfusão pós-isquemia, sendo um dos agentes participantes
dessa maquinaria a superóxido-desmutase (SOD).















  • Exemplo de estresse oxidativo em eritrócito:
Um bom exemplo de estresse oxidativo pode ser dado tomando-se como modelo uma hemácia (eritrócito).

Agentes oxidantes têm um grande "campo de atuação" na membrana da célula, visto que há um elevado número de grupos tióis (SH). Os radicais livres agem transformando esses grupos em grupamentos dissulfeto (SSG), o que termina por levar á desnaturação da membrana. Na membrana, ainda estão presentes componentes lipóicos, que podem vir a sofrer liperoxidação.

O resultado do processo pode levar ao estresse oxidativo intracelular, com lesão dos conteúdos citoplasmáticos. Em última instância, a hemoglobina é convertida em Meta-Hb (meta-hemoglobina), que ocasiona sua precipitação (formação de corpúsculos de Heinz).














  • Sistema imunológico: ação por estresse oxidativo
Uma das formas de defesa do organismo envolve o uso de radicais livres. Em um processo inflamatório, grande número de células de defesa são translocadas para o local de inflamação. Essas células, com o intuito de destruir os microorganismos invasores, lançam mão de espécies extremamente reativas (tais como superóxidos e óxidos nítricos), que acabarão por destruir os elementos patógenos. A baixa especificidade do processo tem lados positivo e negativo: ao mesmo tempo em que passa por cima de adaptações genéticas dos elementos invasores, também acaba por danificar as células do próprio organismo hospedeiro.

  • Estresse oxidativo e exercícios:

A atividade muscular exigida durante exercícios físicos normalmente faz com que os tecidos envolvidos recebam maior aporte de oxigênio. Uma pequena parcela desse oxigênio, contudo, não fará parte dos ciclos energéticos das células, e será desviada para a produção de radicais livres.

A produção de radicais livres durante exercícios está associada a auto-oxidação de catecolamidas, aumento do metabolismo de enzimas como NADPH oxidase e xantina oxidase, metabolismo aumentando de prostanóides, distúrbio de íons de cálcio e danos a proteínas que contenham ferro.

O estresse oxidativo, nesses casos, contribui para a diminuição do desempenho físico, fadiga muscular, síndrome do sub-treinamento e danos ás fibras musculares.

Publicado por Estévão Cubas

3 comentários:

  1. olá...
    estou usando informações de vcs para escrever um artigo... gostaria das referências, será q vcs poderiam me mandar??
    se sim: ranielle15@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Então, muito interessante, tenho uma(s) pergunta(s), se eu ficar aqui vão ser várias, mas vamos lá. Quanto de exercício, entendo como atividade física orientada, ou pode ser aquela pessoa que resolveu caminhar por algumas horas, pode causar extresse oxidativo?
    Sou Educadora Física e Nutricionista
    Obrigada

    ResponderExcluir